1426089469411

716 palavras 3 páginas
Letras
Língua Latina
Literatura Brasileira e Portuguesa I
Disciplinas: Morfossintaxe
Seminário V
Estágio Curricular Obrigatório II
Anderson Teixeira Rolim
Rosemari Bendlin Calzavara
Professores: Celso Leopoldo Pagnan
Antonio Lemes Guerra Junior
Eliane Provate
Eliza Adriana Sheurer Nantes

Semestre:

4º flex/5º

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Objetivo:
Refletir sobre a leitura na escola e seus impactos na formação do aluno.
Caro aluno,
Este trabalho interdisciplinar, como mencionado, tem o objetivo de propor reflexões sobre a leitura no ambiente escolar. Estruturalmente, a atividade está organizada em duas etapas: a primeira consiste na proposição de um texto para leitura, onde é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que eles possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto lido; a segunda parte de algumas questões propostas para reflexão, com base nas ideias trazidas pelo texto, as quais atuarão como elementos motivadores para a sua produção textual. Atenção às orientações expressas ao final das seções.

ETAPA I - Leitura

O texto para leitura constitui o anexo desta atividade. No entanto, o mesmo material pode ser acessado no link a seguir:

UNOPAR VIRTUAL

Letras
FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicol. estud., Maringá, v. 7, n. 1, jun. 2002. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722002000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 fev. 2015.
ETAPA II - Reflexão e produção textual

Questões para reflexão
1. O texto apresenta uma revisão bibliográfica acerca da questão da leitura na escola. Nesse intuito, traz citações e referências a autores importantes. Quais as perspectivas gerais para a leitura no ambiente escolar?
2. O professor leitor é uma figura muito importante na formação de jovens leitores.
De acordo com o texto

Relacionados