14199285721

3503 palavras 15 páginas
O Fibro Edema Gelóide (FEG) é considerado uma alteração do tecido celular subcutâneo, devido ao acúmulo de toxinas e dificuldade nas trocas metabólicas, podendo levar às modificações em nível da epiderme. Seu maior vilão é o fator hormonal, que afeta as mulheres em diferentes faixas etárias. De graus variados, pode apresentar aspectos e localizações diferentes. Por ser considerado contrário aos padrões estéticos atuais, pode acarretar problemas de ordem psíquica, além da redução das atividades funcionais. Neste estudo, realizou-se o levantamento bibliográfico com foco em protocolos de tratamento fisioterapêutico no FEG, pelo período de 1998 a 2008, cuja finalidade foi à identificação de condutas terapêuticas utilizadas no tratamento do FEG. A incansável busca por novas terapias levou ao desenvolvimento de vários produtos para uso sistêmico e tópico, a maioria deles, com mínima base científica. Desta forma, conclui-se que devemos ampliar a metodologia de pesquisa científica, no intuito de encontrar uma resposta fidedigna ao tratamento de uma alteração que incide em 95% da população feminina.
Palavras-chave: Fibro Edema Gelóide, Celullite, Fisioterapia Dermato-Funcional, Protocolos de Tratamentos. A crescente busca pelos tratamentos estéticos tem sido notável nos dias atuais, porém, a maioria deles sem comprovação científica. A fisioterapia na especialidade
Dermato-Funcional vem proporcionando melhora funcional estética, pois a utilização das técnicas e métodos possuem respaldo científico.
Nesta especialidade, todo tratamento tem seu foco direcionado às alterações da pele e do tecido celular subcutâneo, vinculados aos aspectos estéticos. Mas este ramo está intimamente ligado às patologias do tecido mole incluindo queimaduras em seus diversos graus, alterações de origem traumática, por contusões, arma branca, projétil de arma de fogo e outros.
O Fibro Edema Gelóide é popularmente conhecido como celulite, denominação que

Relacionados