141617960590

415 palavras 2 páginas
Como é feito o diagnóstico?
Além do quadro clínico, alguns exames complementares auxiliam odiagnóstico através da avaliação dos níveis hormonais.
O diagnóstico de hipotireoidismo é estabelecido com a combinação de níveis séricos baixos de T4 livre e elevadas concentrações de TSH. Isto acontece pois a glândula pituitária (hipófise) aumenta a produção de hormônio tireoestimulante (TSH) para tentar estimular a tireoide a produzir mais hormôniotireoidiano (T3 e T4).
A dosagem do TSH ajuda ao médico a definir qual dose dehormônio tireoideo sintético deve ser usada, tanto inicialmente quanto ao longo do tempo de evolução desta condição.
O TSH também ajuda a diagnosticar uma condição conhecida como “hipotireoidismosubclínico”, a qual geralmente não causa sinais ou sintomas, mas nas dosagens hormonais encontram-se níveis normais de T3 e T4 livre e taxas aumentadas de TSH.
Estes exames fazem o diagnóstico de hipotireoidismo. Para estabelecer a sua causa, muitas vezes é necessário associar a clínica a outros exames complementares conforme indicação médica
A positividade do teste para auto-anticorpos tireoideos sugere a presença de tireoidite de Hashimoto como causa do hipotireoidismo.

Diagnóstico, em Medicina é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. É também o nome dado à conclusão em si mesma.

Em medicina, diagnóstico é a parte da consulta médica, ou do atendimento médico, voltada à identificação de uma eventual doença. Um conjunto de dados, formado a partir de sinais e sintomas, do histórico clínico, do exame físico e dos exames complementares (laboratoriais, etc), é analisado pelo profissional de saúde e sintetizado em uma ou mais doenças. A partir dessa síntese, é feito o planejamento para a eventual intervenção (o tratamento) e/ou uma previsão da evolução (prognóstico), baseados no quadro apresentado.

Classicamente, a base do diagnóstico médico é a consulta médica,

Relacionados