1415647149535

1253 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar como e realizado o planejamento nos anos iniciais do ensino fundamental. A entrevista foi realizada em uma escola pública, situada no centro da cidade de Santa Vitoria do Palmar, onde foram entrevistadas cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, seguindo o objetivo proposto, foi obtida total clareza nos questionamentos. O planejamento, além de servir para fornecer a base ao sucesso do processo educativo, pode tornar-se um mero transmissor de coisas que já foram impostas, impedindo os sujeitos de questionarem a respeito de determinadas finalidades e funcionalidades.

2 Fundamentação teorica
O planejamento é peça fundamental para o sucesso de qualquer ação, das mais simples às mais comple­xas, e constitui um importante instrumento à organização das ações referentes ao cotidiano do ser humano.
No que diz respeito ao planejamento de caráter formal, quando designado à organização das ações que coordenam os espaços educativos, vários autores destacam a importância do planejamento escolar, haja vista que este é um recurso imprescindível à melhoria da qualidade educativa. No âmbito educativo, o planejamento tem o intento de fornecer meios específicos de apoio à organização das ações da escola e dos professores.
O planejamento no contexto escolar precisa estar em conformidade às especificidades de cada realidade e permitir tanto a alunos quanto a professores e demais integrantes da escola a reflexão sobre o papel social a ser desempenhado.
O planejamento envolve organização das atividades, que permite o direcionamento do docente, dessa forma, apresenta-se como m processo reflexivo de intervenção na realidade. O planejamento deve ser flexível e sempre devemos adaptá-los a realidade do nosso aluno, sempre colocando em pratica o que se planeja.
A tarefa de ensinar é um ato complexo, por isso não é possível prescindir do

Relacionados