141310750388

678 palavras 3 páginas
Fundação Educacional Serra dos Órgãos
Ciências Contábeis - 3º período
Resenha: "Microcrédito: a experiência do Grameen Bank" / Muhammad Yunus (Rio de Janeiro, BNDES, 2001)
O texto traz o relato do professor Muhammad Yumus ao visitar o Brasil, contando desde o início como foi sua trajetória até se tornar um banqueiro de sucesso e, para muitos, um herói.
Conta que, lecionando nos Estados Unidos, não entendia como pessoas de Bangladesh tão habilidosas na fabricação de tecidos poderiam ser tão pobres.
Em 1971, quando Bangladesh se tornou um país independente, retornou a sua terra natal e em 1974 chegou a se sentir inútil como economista ao ver inúmeras pessoas morrerem de fome sem nada poder fazer. Foi então que decidiu largar sua profissão para tentar fazer algo que chamou de "útil ao próximo": começou a conhecer a vizinhança do campus onde lecionava, uma zona rural muito pobre, e após algumas visitas junto com um aluno, fez um levantamento com os nomes de 42 pessoas e se surpreendeu ao ver que, no total, precisava apenas de 27 dólares para ajudar todas elas a se livrarem dos agiotas que as escravizavam fazendo trabalhar dia e noite para pagar os empréstimos. Sem muito pensar, tirou a quantia do próprio bolso e as entregou, dizendo que se tratava de um empréstimo que poderia ser pago como elas pudessem.
Ao ver toda aquela alegria dos beneficiados, sentiu o desejo de beneficiar outros e procurou um banco para propor que emprestasse dinheiro a essas pessoas mas ao ouvir a proposta o gerente quase riu, afirmando que aquelas pessoas não eram merecedoras e que nunca pagariam pois estas pessoas têm fome, ao receber o dinheiro comeriam e nunca pagariam de volta. Inconformado, foi ao encontro das autoridades financeiras superiores em Bangladesh, que lhes disseram a mesma coisa. Propôs então que ele mesmo fosse o fiador, e após seis meses de negociações o banco finalmente lhe emprestou 300 dólares. Ao entregar o dinheiro ao povoado, para sua surpresa, recebeu cada

Relacionados