141007650566

377 palavras 2 páginas
Carlos Renato Souza Santos
1º SEM/NOTURNO

A Filosofia no ocidente surgiu como um “salto qualitativo” na evolução do pensamento humano, pois representa o começo da ciência e da reflexão sobre a ação humana. A passagem do mito à razão foi..... , o significado da palavra filosofia seria a busca amorosa da sabedoria ( Philo = amorosa/Sophia=sabedoria), foi inventada por Pitágoras, o qual explicou resumidamente o intuito da procura do saber. Sabedoria para os gregos significava o saber total, o saber da totalidade, atribuído somente aos Deuses. Por isso, o homem, ser imperfeito e infinito, buscava de maneira harmoniosa este saber divino.
A Filosofia não possui um determinado objeto de estudo, logo, essa busca entende a realidade e o Ser humano, a distinção entre esse e a natureza, e como se da a reflexão e o saber de cada ser, no que cada um se baseia.
Sócrates tinha um método para que fosse possível chegar a verdade das coisas. Ele o dividiu em duas fases: Ironia, na qual através de perguntas, Sócrates fazia com que o interlocutor por meio de suas respostas poderiam reconhecer o quão equivocado era seu pensamento e ver a própria ignorância, gerando assim a curiosidade do saber e a Maiêutica, que ele aniquilava o saber existente, também através de perguntas, afim de construir um novo saber, um saber mais lógico e sólido.
Os filósofos deixaram como contribuição para o pensamento contemporâneo a diferença entre o conhecimento sensível e o intelectual, a da aparência e essência, a opinião e o saber e as regras da lógica.
A filosofia na Idade Média, diferentemente da Antiguidade, na qual o objetivo era diferenciar o ser do não ser, tinha como meta conciliar a razão e a fé. Para isso existiram 2 escolas: a Patrística, constituída pelos Padres da Igreja, que se preocupava em estabelecer uma verdade revelada, ou seja, a conciliação entre fé e razão(teve como um dos principais representantes Santo Agostinho) e a Escolástica, via o conhecimento com dois

Relacionados