140996570558

3051 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCIPLINA: TEORIA DA LITERATURA I - CHL123
DOCENTE: VALÉRIA LESSA

Édipo Rei: A grande Tragédia

Raquel Brandão Santos e Rodrigo Calhau Santos²

CONTORNOS INICIAIS

[...] A tragédia é a imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o "terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções". (ARISTÓTELES, 1991, p.251).
Talvez seja por esse conceito que Aristóteles na sua obra “Poética”, considera como uma das obras mais bem acabadas da literatura grega, na forma e no conteúdo, o texto de Sófocles, “Édipo Rei”. É sobre este texto que faremos a nossa análise.
Sófocles (496 a 406 a.C.),nasceu na cidade de Colona, província da Ática. Filho de um rico comerciante de espadas. Desde cedo participou da vida teatral, interpretando papel feminino (a mulher não tinha acesso ao palco) nos festivais dramáticos. Além de exercer uma brilhante carreira dramática, dedicou parte de sua vida às atividades atléticas, à música, à política, ao militarismo e, por fim, à vida religiosa. Sófocles foi um artista da palavra. Alterou a estrutura da tragédia grega através da introdução de um terceiro ator, o que conferiu maior complexidade à trama e à construção da personagem. Édipo Rei é a mais célebre de suas peças. Sófocles, que segundo Aristóteles, mostrava o homem como ele deveria ser, escreveu várias peças dentre as quais destacam-se: Filoctetes (409 a.C.);Édipo em Colona (406 a.C.);Édipo Rei (430 a.C.), que, segundo Freud representa o "drama de todos nós”: Antígona (444 a.C.);Electra (420 a.C.);As Traquínias (414 a.C.);Ájax (441 a.C.).Sófocles morreu no ano de 406 a.C., cantando versos de uma de suas mais belas tragédias: Antígona.

Relacionados