14092010113701

7154 palavras 29 páginas
124

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.
ISSN 1981-9919 versão eletrônica

Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício w w w . i b p e f e x . c o m . b r - w w w . r b o n e . c o m . b r

O TRATAMENTO DA OBESIDADE ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS E
TERAPIA NUTRICIONAL VISANDO O EMAGRECIMENTO
Alexandro Lima Cordeiro Pontes1,2,
Iara Alves de Sousa1,3,
Antonio Coppi Navarro1
RESUMO

ABSTRACT

Introdução:
A obesidade é uma doença crônica resultante da deposição excessiva de gorduras nos adipócitos. Ela apresenta elevada incidência e prevalência e traz sérios prejuízos à saúde do indivíduo e também à economia do país, tornando urgente seu controle. Sua etiologia é complexa e multifatorial e envolve a interação entre fatores genéticos e ambientais, sendo estes dominantes e predominantes sobre aqueles.
Assumir um contínuo estilo de vida saudável caracterizado por dieta equilibrada e inclusão de exercícios físicos é fundamental e parte integrante de quaisquer intervenções para tratamento da obesidade. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é rever, na literatura científica dos últimos 10 anos, a eficiência da combinação dos exercícios físicos e terapia nutricional no tratamento da obesidade visando o emagrecimento. Revisão Literatura:
A
terapia nutricional compreende a reeducação alimentar e a implementação da dieta hipocalórica balanceada para consequente perda de peso saudável. O exercício físico maximiza o gasto energético e favorece maior perda de peso e gordura, além de preservar ou aumentar a massa magra, minimizando quedas na taxa metabólica de repouso durante a dieta hipocalórica.
Conclusão: O controle alimentar associado aos exercícios físicos é eficiente para prevenir e tratar o excesso de peso e obesidade e devem ser hábitos incorporados por toda a vida. The treatment of obesity through a combination of physical exercise and more power for nutritional therapy aiming weight loss

Relacionados