1404310748 ARQUIVO AEXPANSAODOAGRONEGOCIOEARELACAOCAMPOECIDADEOCASODESAPEZAL MT

2505 palavras 11 páginas
A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E A RELAÇÃO CAMPO E CIDADE: O
CASO DE SAPEZAL/MT
José Antonio Lopes da Silva Junior
Escola Estadual João Magiano Pinto - juca_oratres@hotmail.com
Rosemeire Aparecida de Almeida
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - rosemeire.almeida@ufms.br
Alicerçados no debate teórico acerca da formação das chamadas “cidades do agronegócio” (FREDERICO, 2011), objetivamos identificar e entender as contradições que a expansão do agronegócio produziu no município de Sapezal/MT. A escolha deste município se deve as características de sua estrutura fundiária que aponta para uma extrema concentração, uma vez que o município tem uma área total de mais de 500 mil ha e, tão somente, três estabelecimentos com menos de 200 ha num universo de 89 estabelecimentos. Soma-se a isso a forma de uso da terra, com predomínio e destaque estadual para a produção de soja, milho e algodão. Situações que conjugadas evidenciam a existência de um processo de formação da “cidade do agronegócio”.
Objetivou-se identificar e entender as mudanças socioespaciais que a expansão do agronegócio produziu no município de Sapezal/MT. Foi caracterizado por meio de levantamento de dados no IBGE-SIDRA a posse e o uso da terra em Sapezal, com destaque para as cadeias produtivas de soja, milho e algodão.
Identificou-se por meio de levantamento de dados na SEPLAN-MT e IBGE o comportamento do setor de serviços, indústria e comércio na última década.
A pesquisa possuiu duas abordagens: a primeira privilegiou a construção do referencial teórico-metodológico por meio de levantamento de livros, teses e dissertações que se relacionam à temática em estudo.
A segunda abordagem se referiu à coleta de dados e se divide em dois instrumentos: o primeiro foi uma pesquisa secundária em órgãos que dispõem de sites com informações a respeito do comportamento produtivo da área urbana e rural de
Sapezal, a exemplo da SEPLAN e IBGE. Já o segundo instrumento, foi uma pesquisa para obtenção de dados primários

Relacionados