14 Principios de fayol na administração classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
14 Princípios de Fayol na Administração Clássica
1° Divisão de Trabalho: “A divisão do trabalho tem por objetivo produzir mais e melhor, com o mesmo esforço.” Para ele, a repetição diária da mesmapeça ou dos mesmos procedimentos, faz com que as pessoas adquiram mais habilidade, mais segurança, precisão, aumentando o rendimento. A mudança de ocupação ou de tarefas implica num esforço deadaptação que diminui o rendimento.
A divisão de tarefas reduz o número de objetivos que necessitam de esforço e concentração. Reconhecia que esta era a melhor forma de obter o máximo proveito do indivíduo eda coletividade, aplicando-se a todos os tipos de trabalho. Como resultado, surge a especialização das funções e a separação dos poderes.

2° Autoridade e Responsabilidade: Autoridade estáprofundamente ligada à responsabilidade; não se concebe a 1a sem a 2a, pois a responsabilidade é uma decorrência natural da autoridade. Faz-se necessária a sanção (baseada num sentimento de justiça), pois “épreciso incentivar as ações úteis e conter as que não têm esse caráter.”.
A penalidade é estabelecida com base no grau de responsabilidade. Se definir a sanção para um operário é relativamente fácil,tanto é mais complicado na medida em que se sobe na escala hierárquica, tornando-se “cada vez mais difícil identificar o grau de influência do ato inicial da autoridade no efeito produzido eestabelecer o grau de responsabilidade do chefe.”.
Assim sendo, deduz-se que a sanção é algo convencional: “quem a estabelece deve ter em conta o ato em si, as circunstâncias que o rodeiam e a repercussão quepossa ter.” Isto exige alto valor moral, imparcialidade e firmeza. Fora destas condições, é possível que todo sentimento de responsabilidade desapareça da empresa. É bom lembrar, também, que aresponsabilidade é tão temida quanto à autoridade é cobiçada.

3° Disciplina: Para o autor, disciplina é essencialmente obediência, assiduidade, na atividade, na presença e admite que estes itens...
tracking img