14 Princ Pios De Fayol Gladiador

877 palavras 4 páginas
Engenheiro de mineração, Henry Fayol apresentou e discutiu 14 princípios gerais de administração. Este achava que os princípios poderiam ser aplicados em qualquer ambiente organizacional. Sendo assim, resolvi identificar no filme Gladiador os princípios de Fayol.
1. 1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

O personagem principal do filme, Máximus, era um general do exército romano na época do reinado de Octavio Augusto, que estabeleceu a maior extensão do Império Romano. No início do filme, na batalha contra os germânicos, Máximus estabelece, de forma bem clara, a função de cada grupo na batalha. Enquanto alguns lançam flexas flamadas, outros se preparam para atacar o inimigo pela floresta, outros se preocuparam em colocar o líquido inflamado em uma vala, onde as flexas são flamadas. Ou seja, cada grupo de pessoas possui, de forma bem clara, uma função no campo de batalha, resultando em grande eficiência.

2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibrados entre si.

Ainda na batalha inicial, o general Maximus estabelece que a o ataque só começasse após o seu comando, sua autorização. Ele que determina quem ataca, onde e o momento. Isto deixa claro que sua autoridade e ordens são respeitadas e cumpridas. É importante frisar que os soldados cumprem suas ordens porque veem nele alguém que eles confiam e respeitam. É a obediência como consequência da autoridade estabelecida.

3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos e regras estabelecidos.

A disciplina esta intrisicamente relacionada com a forma como o comandante se relaciona com seus comandados. Se as regras não forem bem estabelecias, aplicadas e respeitadas podem gerar um verdadeiro caos. Entretanto, o inverso resulta em comandados

Relacionados