14 Estamira E Lixo Extraordina Rio Ipotesi 1521

7043 palavras 29 páginas
Estamira e Lixo Extraordinário: a arte na terra desolada
Darlan Santos*
Jacques Fux**
RESUMO:
O artigo tem como objetivo analisar e apresentar relações entre os documentários
Estamira e Lixo Extraordinário. A partir da ideia do excesso e do lixo, os dois filmes abordam as vidas de pessoas que vivem e trabalham no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Estamira, de Marcos Prado, explora a loucura, pobreza e lixo, enquanto Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, discute a possibilidade de se fazer arte com o lixo.
Palavras-chave: Estamira. Lixo Extraordinário. Arte. Subjetividades refugadas.

Introdução
A relação possível entre o lixo e os excluídos sociais evidencia-se a partir da própria semântica.
A exemplo de diversos grupos sociais, o lixo, embora indesejável, está presente na história humana desde seus primórdios1. Por volta de 2500 a.C., na Mesopotâmia, os sumérios enterravam os detritos que produziam. Posteriormente, os resíduos eram desenterrados e a matéria orgânica decomposta era utilizada como fertilizante, no cultivo de cereais. Em 500 a.C., foi criado o primeiro depósito de lixo, em Atenas, na Grécia. Já no século XV, em plena Idade Média, o lixo acumulado começou a provocar epidemias, como a peste negra, febre tifoide e cólera, que aumentaram o índice de mortes no continente europeu (GRIPPI, 2006, p. 11).
No século XIX, surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. Em 1874, na cidade de
Nottingham (Inglaterra) foram instaladas as primeiras incineradoras, que queimavam continuamente o lixo, produzindo vapor e gerando energia (GRIPPI, 2006, p. 12).
Entretanto, uma mudança radical de mentalidade, a respeito do lixo, só ocorreu efetivamente a partir da segunda metade do século XX. Até então, prevalecia a ideia de descarte desordenado, seguindo a máxima popular de “jogar o lixo para debaixo do tapete”. Os resíduos, indesejados, eram levados para locais inóspitos, sem qualquer preocupação de tratamento (como, aliás, ainda ocorre em
vários

Relacionados