139843560361

1656 palavras 7 páginas
1- Explique o título doutor da graça?
R: Através de uma experiência adquirida quando ainda era pecador, Agostinho pode compreender a centralidade e a dramaticidade do problema da graça. 2- Que heresia Agostinho combateu, e porque?
R: Combateu a heresia do pecado original criada por Pelágio. Pelágio havia debatido ferozmente com Agostinho sobre este assunto. Santo Agostinho, que escreveu um documento contra o pelagianismo, afirmava que o pecado original de Adão foi herdado por toda a humanidade e que, mesmo que o homem caído retenha a habilidade para escolher, ele está escravizado ao pecado e não pode não pecar, muito embora com sua luta e com a Graça de Deus ele possa minimizar seus pecados. Por outro lado, Pelágio insistia que a queda de Adão afetara apenas a Adão, e que se Deus exige das pessoas que vivam vidas perfeitas, Ele também dá a habilidade moral para que elas possam fazer assim. Ele reivindicou mais adiante que a graça divina era desnecessária para salvação, embora facilitasse a obediência. 3- Quais são em linha geral os pressupostos teológicos Agostinianos?
R: Em uma verdade muito geral e que condiciona mais ou menos as explicações dadas por Agostinho: Deus é todo poderoso só ele é a perfeita justiça, a verdadeira bondade, em outras palavras a fonte de toda justiça e de toda bondade. Segundo, sem ser perfeito à natureza humana era primitivamente intata, ou para empregar um termo mais técnico, íntegra. Deus lhe havia concedido os recursos necessários para manter esta integridade, isto é, as graças. 4- Explique a teologia do pecado original e sua relação com o princípio da liberdade?
R: O homem, tentado pelo diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que constituiu o pecado original do homem. Todo pecado daí em diante, passou a ser uma desobediência a Deus e uma falta de confiança a sua bondade. 5- Sobre a trindade agostinho adota a definição

Relacionados