136592619/02

477 palavras 2 páginas
Quais as principais características do pensamento de:

Piaget, as características do seu pensamento é a “psicologia genética que investiga a gênese do desenvolvimento cognitivo, dividido por ele em quatro estagio: sensório- motor, intuitivo ou simbólico, operações concreta, operações formais”. Para ele, organização é inseparável da adaptação são mecanismo que acontece na passagem de um estagio para outro. A adaptação supõe dois processos interligados, a assimilação e acomodação. Os quatro estágios representam o desenvolvimento da inteligência (da lógica), da afetividade e da consciência moral desde o nascimento até a adolescência.

Vigotsky, as características do seu pensamento são a mediação simbólica, desenvolvimento proximal, desenvolvimento real. “Ele usa o conceito de mediação segundo o qual a relação do sujeito com o mundo não é direta, mas mediada pelos sistemas simbólicos, com o uso de instrumentos e signos. O instrumento é orientado externamente e visa à mudança nos objetos enquanto o signo é orientado internamente, dirigido para o controle do próprio individuo, não modificando em nada o objeto da operação psicológica.”

Paulo Freire, as características do seu pensamento são a conscientização, politização, democratização e transformação. “O trabalho de alfabetização deve vir necessariamente acompanhado de conscientização e politização, ou seja, não basta ao oprimido ter consciência da opressão, mas deve dispor-se a transformar essa realidade: a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transforma-lo. sem ela, é impossível a superação da contradição opressora - oprimidos.”

O mais interessante para mim, é, Vygotsky, ele põe toda a sua atenção no estudo do desenvolvimento da atividade psicológica superior. Interpreta o crescimento como processo dialítico em que cada etapa se atinge porque, de base, existe uma atividade. “Mediadora” ou ato de elaboração e utilização de um instrumento cada vez mais evoluído.
Resumo Item 05.

Relacionados