1353357

338 palavras 2 páginas
IES FACULDA ALIANÇA/ MAURÍCIO DE NASSAU
DOCENTE: LAUDIMIR SILVA
DISCENTE: CECILIA NATIELLY DA SILVA GOMES
1º PERÍODO- ENFERMAGEM- TARDE
SALA: SAPIENS

Análise critica do filme GATTACA
GATTACA é um filme de ficção cientifica, mostra a possível a manipulação de embriões livres de algumas doenças hereditárias e reduzir a pré- disposição ao câncer e ainda à possibilidade de interferir no sexo do bebê, como vimos o caso mostrado dos irmãos “Vicente Anton” e “Anton”. As cenas já começam mostrando uma sociedade divida, com hierarquia de trabalho e o controle social ligado à produção e potencialidade de cada ser humano, justamente por a ciência ter desenvolvido essa divisão dos “válidos” e “não válidos”, ou seja, os que têm melhores genes e os que não são modificados geneticamente, ou os que foram concebidos naturalmente. Os que foram concebidos naturalmente já estavam predispostos a viver apenas 30 anos, a também ter os piores empregos, não passariam de faxineiros, enquanto que os tinham genes selecionados “Os válidos” tinham bons empregos e condições de vida melhores.
A ciência aqui cria um novo conceito de pré- conceito.
Nesse filme como essa concepção esta sendo imposta e quem não nascesse “dentro da lei” seria discriminado severamente, não feriria o código de ética daquela época.
Atualmente caso viesse existir esse método de concepção creio que feriria o código de ética, onde ninguém pode escolher o que vem a ser, se é branco ou preto, se tem olho azul ou não, se seria mais “forte” perante a sociedade ou não.
Sou a favor de que a ciência criasse métodos que melhorassem alguém que pudesse vir a nascer sem um braço, um perna, ou com alguma doença mental, mas que não os excluísse desde as formações celulares.
Qual mãe e pai não gostaria que seu filho nascesse saudável?!

Relacionados