1353099165921

1480 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PROCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE?

Alagoinhas
2012

O SISTEMA PÚBLICO DE SÁUDE: UM PROCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE?

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Social, Sociologia, Filosofia, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II.

Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Góes Barbosa, Adarly Rosana, Márcia Bastos.

Alagoinhas
2012

Sumário

1. Introdução 2
2. A inclusão do Serviço Social na Saúde Público 2
2.1 O Serviço Social e sua contribuição para a Saúde Pública 3
3. Os progressos do Sistema Único de Saúde (SUS) 4
3.1 O SUS e suas deficiências............................................................................... 5
Considerações finais 5
Referências 6

1. Introdução

O direito à saúde foi reconhecido internacionalmente em 1948. No Brasil, na década de 70 a reforma sanitária buscou garantir a saúde como direito individual no acesso universal a um sistema público de saúde, solidário e inclusivo. Em 1986, houve a VIII Conferência Nacional de Saúde, onde buscou transformar o arcabouço jurídico-institucional do setor saúde e assegurá-la como direito de todo cidadão brasileiro.
A constituição República após dois anos anunciou as garantias para sistematizar as ações e serviços da saúde inscritos pela universalidade do acesso e integralidade da assistência em um Sistema Único de Saúde (SUS), o SUS é um movimento contra a exclusão, em defesa dos direitos universais.
A saúde pública no Brasil passou por varias mudanças ao longo de sua trajetória histórica, um dos mais significativos avanços com essa política se deu a partir da Constituição Federal de 1988, que reconheceu este instituto como um direito de todos e dever do Estado. E com essas mudanças pode-se citar a criação da Lei

Relacionados