1351000954 51915 teoria redes e internet 1

9509 palavras 39 páginas
Prof. Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES

INTRODUÇÃO

ARQUITETURA CENTRALIZADA
Até a década de 80 os sistemas computacionais ocupavam grandes andares, salas, de universidades ou grandes empresas.
Para que as informações não tivessem que ficar centralizadas em um centro computacional, o que implicaria em um deslocamento físico das informações ao mainframe, surgiram os terminais burros. Os terminais eram unidades sem capacidade de processamento, que dispondo de um monitor, um teclado, e uma placa ligada a um fio de cobre permitiam o envio da informação para o mainframe processar.
A este sistema damos o nome de “Time-Sharing”, onde uma única máquina é responsável por rodar todos os programas e gerenciar todos os recursos, compartilhando seu tempo para atender a muitos processos. O tempo de processamento é compartilhado pelos programas, simulando uma execução em paralelo

Os computadores de grande porte (mainframe), apesar de possuírem capacidade de processamento dezenas de vezes mais rápidas do que os computadores pessoais, eram milhares de vezes mais caros.

Com o objetivo de reduzir os custos, aumentar a confiabilidade e a escalabilidade, as redes de computadores foram ganhando espaço.

w w MODELO DE REDE PONTO A PONTO
É o modelo de rede mais simples de ser montada, nela todas as máquinas podem compartilhar dados e periféricos umas com as outras sem complicações, normalmente as redes ponto a ponto são empregadas em residências ou pequenas empresas, pois demandam de um baixo custo e são fáceis de serem implementadas. Entretanto, apresentam baixa segurança e implicam em que necessariamente todas as máquinas sejam “completas”, isto é, todas as máquinas precisam conter hardware e software que lhes dê autonomia de funcionamento.

u t ir

v o s

r u c n o

A confiabilidade nesta arquitetura era pequena, pois não havia fontes alternativas, se o mainframe parasse de funcionar prejudicaria todos os processos, todos os

Relacionados