134679086

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pele Negra Mascara Branca

Frantz Fanon (1983) escreve tendo como base os estudos realizados por Mannoni que apreende os fenômenos psicológicos que regem á relação nativo-colonizador.
Fanon dizque a sociedade é racista e que enquanto não compreendemos essa evidencia, ignoraremos muitos problemas. Concordo com o autor, o racismo existe e é realmente um problema a ser enfrentado e não ignorado.Ele ainda diz que o racismo não decorre da situação econômica, pois o que está em jogo é a cor da pele, pessoas com altos cargos e reconhecimento são descriminadas pela sua cor de pele “preta”, poisé preta, pois os próprios negros se recursa a ser chamado de preto. Mesmo depois de ser denominado pelo Senso do IBGE 2010 que nossa “raça é negra e nossa cor é preta”, não vejo razão para tentar negaristo, o que falta mesmo é uma maior conscientização para que haja uma maior aceitação.
Fanon diz que “Mannoni não tentou sentir internamente o desejo do homem de cor diante do branco”, pois a prioriMannoni diz que a colonização ocorreu por causa da inferioridade genética (grifos meus).
O autor cita uma frase de Cesaire “(...) se trata do nazismo, mas que antes de sermos sua vitima fomo o seucúmplice (...) porque até então só tinha atingido povos não europeus (...) (1983, pg. 76)”. Ainda hoje somos cúmplice de muitas coisas, pois nos contentamos com as injustiças que ocorre só nosmobilizamos quando essa injustiça nos atinge, se não continuamos na inércia.
Os colonizados impõem sua cultura aos colonizados e querem que eles absorvam imediatamente, como se fosse fácil abandonar seusprincípios e crenças, para adotar para si outros costumes totalmente diferentes. O filme faça a coisa certa trás isso, quando o freqüentador da pizzaria queria obrigar que o dono colocasse fotos de homensbrancos na parede da pizzaria, só que neste caso era o negro que queria impor ao branco.
No texto Fanon fez uma pergunta interessante que é de uma peça de Shakespeare; “não dizem eles que os...
tracking img