1341344021convuls O Febril

1237 palavras 5 páginas
Diretrizes Assistenciais

Convulsão Febril Benigna
Versão eletrônica atualizada em abril/2012

Núcleo de Pediatria
Evidências - HIAE

Baseada

em

Relator: Marcelo Luiz Abramczyk
Núcleo de Pediatria Baseada em Evidências:
Eduardo Juan Troster, Ana Cláudia Brandão,
Adalberto Stape, Tania Maria Russo Zamataro,
Anna

Julia

Gonçalves

Sapienza,
Pires,

Elda

Débora

Maria
Kalman,

Stafuzza
Victor

Nudelman, Gaby Cecília Y. Barbosa, Maraci
Rodrigues, João Fernando Lourenço de Almeida
Prof Dr. Abram Topczewski
Convulsão Febril Benigna
CENÁRIO CLÍNICO
Convulsão febril é definida como crise convulsiva acompanhada por febre (temperatura maior ou igual a 38º.C por qualquer método de medida) que ocorre em crianças de 6 meses a 60 meses de idade sem evidência de infecção ou inflamação do sistema nervoso central, alteração metabólica e sem história prévia de crise convulsiva. Ocorre em 2% a 5 % de crianças nessa faixa etária.

É caracterizada por

convulsões generalizadas com duração menor de 15 minutos e sem recorrência dentro de 24 horas.

A maioria das crianças retorna gradualmente ao nível normal de consciência dentro de uma hora. Esse período de observação deve ser utilizado para uma realização de história clínica mais detalhada, permitindo manejo mais adequado.
Se a criança for capaz de aceitar antitérmico oral, este deve ser oferecida. Após uma primeira crise de convulsão febril os pais e/ou responsáveis devem ser orientados sobre eventual possibilidade de novas crises convulsivas que podem ocorrer em até 32% dos casos.
Alguns avisos aos pais e/ou responsáveis podem ser importantes como observar o horário do início da convulsão, remover a criança de áreas de risco, desencorajar intervenções agressivas (respiração boca a boca ou tentar abrir a boca para segurar a língua).
Em 2011 a AAP revisou as indicações de exames subsidiários em crianças que apresentem quadro de convulsão febril benigna.
A utilização profilática de antitérmicos parece não ser efetiva na
prevenção

Relacionados