13406678

934 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Karl Marx foi um grande pensador cujas idéias revolucionaram o pensamento sociológico, graças ao seu profundo entendimento sobre a estrutura do capitalismo e suas conseqüências sociais.

No dia 5 de maio de 1818, na cidade de Trèves no sul da Prússia Renana, nasceu Karl Marx. Trèves foi dominada de 1798 até 1814 pela França. Quando o governo prussiano assumiu o controle da região o pai de Marx, um advogado judeu afastado da religião converteu-se ao protestantismo por medo que as políticas antissemitas do governo de Frederico Guilherme III o impedisse de exercer sua profissão. Henrich era um liberal moderado, simpatizante das ideias de Lessing, Voltaire e Rousseau. Por outro lado, Henriette Pressburg, a mãe de Karl Marx era uma holandesa, descendente de rabinos judeus como o pai de Marx. Henriette tinha uma visão de mundo muito limitada, sua vida se resumia às funções domésticas. Quando Marx estava escrevendo O Capital e passando dificuldades financeiras, sua mãe disse que “em vez de escrever sobre o capital, tivesse se dedicado ganhá-lo”.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, e outras. Em uma pesquisa realizada em 2005, Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
Para podemos discutir a sociologia como ciência podemos dizer que surgiu como novos problemas sócias destacando a Revolução Francesa e a Revolução Industrial que tem um papel com o parâmetro político, econômico, cultural e social.
Com o surgimento aos acontecimentos da produção capitalista a sociedade no final do sec.XVII e inicio sec. XV modificando a sociedade européia.
Já na idéia de Karl MARX ele m considerava um instrumento de mudanças na estrutura econômica capitalista que era injusta e desigual.
Olhando

Relacionados