13379390585

2700 palavras 11 páginas
Esta aula-tema aborda os conflitos mundiais importantes do século XX. Alguns deles se estendem até os dias atuais. Há sempre fatores específicos que provocam cada um dos atritos, mas no geral são decorrentes de disputas pelo domínio econômico e político entre as potências.

O expansionismo europeu iniciado no século XV provocou a ocupação territorial, a exploração econômica e o domínio político. A primeira fase colonialista (entre os séculos XV e XVIII) é marcada pela disputa colonial entre os países ibéricos, Holanda, França e Inglaterra. Já na segunda fase colonialista (século XIX), a disputa se deu entre Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e Itália. No pós-segunda guerra os conflitos mundiais são alimentados pela Guerra Fria, ou seja, há uma bipolarização dos atritos.

O continente africano, a partir de 1880, foi alvo de disputa acirrada entre as metrópoles mundiais. Tal competição desencadeou em sua partilha estabelecida na Conferência de Berlim (1884). A divisão não levou em consideração os aspectos étnicos e culturais, favorecendo os conflitos que se intensificaram, durante o Pós Guerra, nos movimentos pela independência das colônias. Ainda tornaram-se mais violentos com a Guerra Fria, e se prolongam até a atualidade.

Enquanto isso no Oriente Médio, a Palestina foi partilhada em um Estado judeu e o outro árabe, por decisão da ONU em 1947. O acordo não contou com a participação da população árabe-palestina. Dessa forma, a fundação de Israel em 1948 não foi aceita pela Liga Árabe (Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria), que declarou guerra ao novo Estado. Enquanto Israel vitoriosa ampliou suas fronteiras, o Estado palestino sumiu do mapa, iniciando assim a Questão Palestina, ou seja, os palestinos passaram a viver em campos de refugiados, nos países árabes, e discriminados até os dias de hoje.

A Guerra dos Seis Dias (1967) foi consequência da retomada das tensões no Oriente Médio em 1964, quando os líderes do Egito, Argélia e Tunísia deram apoio à

Relacionados