1330119994

2119 palavras 9 páginas
O PERIGO DOS PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS
1

João Lopes da Silva Neto; 2Thayana Santiago Mendes; 3Djane de Fátima Oliveira
1 (AUTOR) Discente do curso de Licenciatura em Química - UEPB
2 (COLABORADORA) Discente do curso de Licenciatura em Química - UEPB
3 (ORIENTADORA) Doutora em Engenharia de Processos - UFCG

Resumo: Este trabalho teve como objetivo inicial verificar até que ponto a população em geral tem informações para manipulação, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos. Dos resultados obtidos com o questionário aplicado na comunidade do município de Campina Grande – PB, detectou-se a necessidade de implementar ações educativas no sentido de suprir a comunidade de informações científicas importantes para a utilização segura dos produtos. Nesse sentido, foram distribuídos panfletos com informações importantes, visando conscientizar a população dos riscos. Os resultados observados permitiram concluir que a maioria dos entrevistados tem conhecimento prévio e mostram-se interessada em novas informações sobre o adequado manuseio e produtos. Fatores sociais, econômicos e/ou culturais, entretanto, contribuem para a persistência de atos descuidados no manuseio, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos.
Palavras-chave: Produtos químicos;

Introdução
Quando se fala em produtos químicos, a população, geralmente, associa a uma ideia distante da vida comum, manuseados apenas em laboratórios químicos científicos. No entanto, há uma imensa diversidade de produtos químicos que são utilizados diariamente nas atividades domésticas: sabões, brinquedos, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, são apenas alguns dos exemplos.
Grande parte dos produtos químicos que estão disponíveis no mercado, em especial os produtos de limpeza, não foram submetidos a nenhum teste e são fabricados de maneira artesanal e, em diversos casos, sem nenhuma higiene. Levando-se em conta, que muitas das pessoas não se apercebem da necessidade de procedimentos de

Relacionados