132905760116

577 palavras 3 páginas
RESUMO: DOCUMENTÁRIO OCUPAÇAO 101

O documentário é dirigido por Sufyan Omeish e Abdallah Omeish e narrado por Alison Weir; um execelente documentário para entender o conflito existente entre Israel e a Palestina. Trata de temas polêmicos como: limpeza étinica, ginocídio do povo palestino, violação dos direitos humanos e abusos cometidos por colonos e soldados israelenses contra os palestinos e as relações entre Israel e Estados Unidos. Mostra o que os palestinos são submetidos como: roubo de terra, prisões sem julgamentos, assassinatos, brutalidade banalizada, estrupos, covardia e desonestidade, através do poder do Estado e a sociedade civil israelense. Os campos de refugiados mesmo sem conflito é humanamente impossível de viver, populoso, dividem o espaço entre 14 a 25 pessoas, não existe espaço para as crianças brincarem, não existem arvores, enfim não tem nem um sistema de saneamento básico e infra estrutura, não existem ruas e sim becos que mal dá para passar. Gerações de palestinos cresceram nos campos de refugiados, hoje vivem 4.225.110 refugiados nos campos. Em Gaza a situação é terrível, onde vivem uma parcela de palestinos, centenas de casas foram destruidas ou seja bairros inteiros foram destruidos, porque estão proximos da fronteira, isto é uma violação dos direitos humanos sem mesuração. Um dos depoimentos mais deprimente foi: Menino:
"Você conseguiria viver aqui? Conseguiria? Você não conseguiria porque as condições aqui são horríveis. E você ficaria aterrorizado sempre que os mísseis caem e as paredes começam a ruir!"
Menina:
"O foguete destruiu a janela, quebrando tudo e colocando fogo em todas as coisas. Porque eles quebraram as minhas coisas? Eu perdi muitas das minhas coisas. Nós jogamos tudo no lixo. Nós também perdemos nossas roupas, nós imploramos aos nossos vizinhos por roupas para usar. A comida que comemos cheira a gás. Nós não queremos nos livrar de nossas roupas, mesmo com elas cheirando a gás. Apenas se

Relacionados