132302830574

562 palavras 3 páginas
QUESTÕES

1) Utilizando a simbologia gráfica (NBR 5444), desenhar o diagrama de núcleo de comando da iluminação mostrado abaixo.

2) Observando-se os limites mínimos indicados em norma NBR da ABNT, fazer a previsão de carga da instalação elétrica (iluminação e tomadas) de uma residência, cuja planta baixa é mostrada abaixo.
Considerar o fator de potência unitário para iluminação e tomadas.
Considerar como tomadas de uso específico uma torneira elétrica na cozinha (4000 w), um forno elétrico na cozinha (2000 W) e um chuveiro elétrico no banheiro (4500 W).

3) A utilização da eletricidade exige vários cuidados, pois quando não se obedecem os devidos procedimentos de segurança, esta foste de energia pode provocar não só danos materiais como também ser fatal ou causar lesões muito graves.
Cite os 3 riscos classificados como de origem elétrica, uma vez que também existem os riscos adicionais na execução de serviços em redes elétrica.

RESPOSTA:
CHOQUE ELÉTRICO
ARCO ELÉTRICO
CAMPO ELETROMAGNÉTICO

4) Considerando que uma indústria tenha a sua demanda por energia elétrica caracterizada pelo triângulo de potência mostrado abaixo.
Pede-se que você justifique a necessidade ou não, de corrigir o fator de potência da instalação elétrica para o valor mínimo definido pela ANEEL.
Caso você considere necessário fazer tal correção, a empresa possui em seu estoque de peças para manutenção, células de capacitores monofásicos de 20 KVAr, sendo que você deverá especificar a potência do banco de capacitores a ser instalado, usando estas células disponíveis.

5) Os principais perigos/riscos elétricos resultam do contato de pessoas com a corrente elétrica. Estes podem acontecer de forma direta ou indireta, sendo que as consequências do contato com a energia elétrica podem resultar em choques elétricos, queimaduras graves e mesmo morte.
Cite 3 fatores que podem agravar as consequências provocadas pela corrente de choque elétrico que passa por uma pessoa.
RESPOSTA:

Relacionados