131415020361

719 palavras 3 páginas
Terapêutica medicamentosa e suas vias de administração

A administração de medicação é uma das responsabilidades mais cruciais na enfermagem. Para garantir uma terapia medicamentosa segura e eficaz para seus pacientes, o profissional precisa familiarizar-se com as indicações, dosagens habituais e os efeitos desejados e indesejados daquele medicamento. Esta terapia se caracteriza por ser uma terapia dinâmica e flexível, o paciente deve ser periodicamente avaliado antes e após a administração do medicamento, qual é o sentido desta pratica, ao ser prescrito pela manhã um anti-hipertensivo para ser administrado de 12/12 hs se faz necessário no momento indicado para a administração ser realizado a aferição da pressão arterial, assim evitará o risco de se administrar um anti-hipertensivo a um paciente que naquele momento se encontra hipotenso.

Acredita-se que tão importante quanto, o profissional necessita de competência para esta habilidade ao administrar a medicação com capacidade, de minimizando a ansiedade do seu paciente e maximizar a eficácia da medicação. Para o cumprimento da terapia medicamentosa com qualidade e segurança o profissional deve conhecer um pouco de farmacologia, no que se refere farmacocinética, farmacodinâmica e metabolismo das medicações.
Escolhendo a Via Adequada

A escolha da via depende da necessidade terapêutica, medicação, avaliação do paciente e tempo requerido para o tratamento. Os medicamentos podem ser administrados por muitas vias. A via tópica, ou dermatomucosa, a ocular, a nasal, a vaginal, a inalação orofaríngea e a absorção transdérmica. A via entérica sendo esta a mais utilizada, envolve a absorção medicamentosa através do trato gastrointestinal. A via parenteral inclui as infusões ou injeções intradérmicas (ID), subcutânea (SC), intramuscular (IM), intravenosa (IV), ainda a intrateral e intra-óssea. A via epidural mais utilizados para administração de anestésicos, a escolha da via de administração determina o início do

Relacionados