1307728152 ARQUIVO Ciberterrorismo Francisca Saraiva Congresso Luso Afro Brasileiro

3011 palavras 13 páginas
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais
Salvador da Bahia, 07 a 10 de Agosto de 2011

CIBERTERRORISMO: TERRORISMO VIRTAL? UMA ABORDAGEM
TERRITORIAL AO FENÓMENO TERRORISTA NO CIBERESPAÇO
Maria Francisca Saraiva
Núcleo de Investigação Tecnologia, Sociedade e Governança - CAPP
ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
Email: msaraiva@iscsp.utl.pt

Introdução
As sociedades estão cada vez mais abertas e dependentes dos sistemas informáticos. A inter-conectividade que as caracteriza torna-as vulneráveis a ataques cibernéticos por parte de actores maliciosos.
No espectro dos ataques cibernéticos, destacam-se como principais preocupações estratégicas o ciberterrorismo, o cibercrime e a ciberguerra.
Neste contexto, pretende-se, com o presente texto, dar a conhecer as principais características e desafios colocados pelo ciberterrorismo à segurança dos Estados.
O tema central deste texto é a importância da noção de terrorismo híbrido enquanto modelo de interpretação do fenómeno ciberterrorista, discutindo-se a possibilidade de ocorrência no ciberespaço de um terrorismo simultaneamente cibernético e convencional que pode ser combatido tanto no ciberespaço como fora deste espaço estratégico. Com este exercício procuramos abandonar a ideia de um terrorismo cibernético puramente “virtual”.
A natureza do terrorismo
O terrorismo é um fenómeno antigo.
1

O conceito de terrorismo, por seu lado, é muito discutido e controverso.
No ambiente da Guerra Fria, os terrorismos (tradicionais) eram considerados um subproduto estratégico da competição ideológica entre os blocos militares.
No 11 de Setembro, a discussão mudou de tom, começando a falar-se da hipótese de ocorrerem ciberataques em resposta às medidas de retaliação dos Estados Unidos e dos seus Aliados no Afeganistão (Vatis, 2001) e do uso preventivo da força na “guerra” contra o terrorismo.
Hoje o contra-terrorismo conta com menos adeptos e a prática dos Estados em relação ao terrorismo e seus patrocinadores

Relacionados