1300885992 ARQUIVO ArtigoPaulaRibeiroFerraz

2575 palavras 11 páginas
A HISTÓRIA DOS CONCEITOS E SUA RELAÇÃO
COM A HISTÓRIA POLÍTICA
PAULA RIBEIRO FERRAZ

Resumo: O artigo pretende fazer algumas considerações a cerca da História dos Conceitos, sua origem, princípios e métodos, bem como apontar sua relação com a renovação da História Política nos últimos anos. Palavras-chaves: História dos Conceitos, História Política, Reinhart Koselleck.

1. A História Conceitual: história, princípios e métodos
“Não são os fatos que abalam o homem, mas sim o que se escreve sobre eles”.1

É difícil saber precisamente quando e como surgiu a história conceitual, mas ao que tudo indica, ela foi experimentada nas décadas de 1950 e 1960, quando historiadores perceberam a insuficiência da história das idéias. “Os principais pontos atacados pela crítica desta então nova historiografia estavam na baixa contextualização de idéias e conceitos utilizados no passado, no anacronismo daí derivado e na insistência metafísica da essencialidade das idéias.” (JASMIN, 27-28)
Assim, a história dos conceitos
“começou como crítica à tradução descontextualizada de expressões cronologicamente relacionadas ao campo semântico constitucional; em seguida, essa especialização pretendeu uma crítica à história das idéias, compreendida como um conjunto de grandezas constantes, capaz de se articular em diferentes formas históricas sem qualquer alteração essencial.
Ambos os impulsos conduziram a uma delimitação metodológica mais precisa, pois, ao longo da investigação de um conceito, tornou-se possível investigar também o espaço da experiência e o horizonte de expectativa associados a um determinado período, ao mesmo tempo em que se investigava também a função política e social desse mesmo conceito.”
(KOSELLECK, 2006: 104)

No âmbito de língua alemã, um dos mais frutíferos, a iniciação desse campo coincidiu com a emergência do nazismo, que foi claramente um momento de crise do mundo liberal e burguês da época. E o momento de maior produtividade da história


1

Mestranda em História

Relacionados