1299178110

1169 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A diversidade no Nordeste: O litoral da atual Região Nordeste do Brasil, cuja divisão política essa representada na figura 1, foi á primeira região a ser ocupada e explorada economicamente pelos portugueses, a partir do século XVI, o que a caracteriza como a região de produção e organização do espaço mais antigo. No censo de 2010, a população da região era de 53.081.950 habitantes. Devido ás características hidrográficas, á variação altimétrica o relevo e á variação e climas, solos e tipos e vegetação, a região apresenta diversas paisagens naturais, desde o litoral oriental úmido, passando pelo clima seco com vegetação de Caatinga e em alguns pontos de Cerrado, até o encontro com a Floresta Amazônica, sob influência do clima equatorial úmido, no oeste do estado do Maranhão. A sociedade da região é marcada por desigualdades sociais. Na região litorânea, tem a presença de bairros modernos de algumas cidades e praias procuradas por turistas. No interior, terras irrigadas com culturas produtivas, se diferenciam com ás de pequenos produtores rurais com poucos recursos para melhorar sua agricultura.

DESENVOLVIMENTO
Tendo por base as condições naturais, principalmente o clima, a Região Nordeste pode ser divida em quatro (4) sub-regiões naturais (figura 2): a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.
1. A Zona da Mata: localização e condições naturais

Localização: Chamada também de litoral oriental do Nordeste, a Zona da Mata compreende uma faixa de terras que acompanha o litoral e se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia.

Clima: Na Zona da Mata ocorre o clima tropical litorâneo úmido. Sua temperatura média anual sofre oscilações entre 24°C e 26°C, sua precipitação total anual é superior a 1.200 milímetros, em algumas áreas esse número pode superar os 2.000 milímetros. As chuvas se concentram entre abril e julho.

Relevo e Vegetação: O relevo da Zona da Mata é formado, principalmente, por planícies, onde se localizam

Relacionados