1293982992882

5474 palavras 22 páginas
Preço de venda em seguros: a importância dos custos em sua formação
Resumo
Pouco se discute sobre a formação de preços de venda em seguros. Dá-se muita ênfase ao componente estatístico e pouca atenção a outros componentes, principalmente aos referentes às despesas administrativas e tributárias. Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre o tema.
Além de pesquisa bibliográfica para fundamentar a teoria de fixação de preços, foram realizadas entrevistas com nove diretores de seguradoras com a finalidade de investigar as variáveis utilizadas para a formação de preços no campo específico de seguros. O estudo concluiu que as seguradoras tratam alguns tributos de forma indireta, quando poderiam apropriá-los aos produtos diretamente, sem utilização de qualquer critério de rateio. Da mesma forma, algumas despesas administrativas, que poderiam ser apropriadas através de critérios técnicos, não o são.
Por último, o trabalho propõe um desdobramento da variável despesas administrativas em três variáveis distintas, que devem compor o preço de seguros, e recomenda, ainda, que as receitas financeiras também sejam consideradas em sua formação.
Introdução
O assunto formação de preços é, por si mesmo, muito interessante. Discuti-lo no segmento de seguros, uma oportunidade de reflexão, até pela quase inexistência de literatura sobre o tema.
Uma das mais importantes decisões de qualquer empresa é a fixação dos preços dos produtos ou serviços. Na área de seguros não é diferente.
A determinação de preços não é uma tarefa fácil. Muitos aspectos precisam ser considerados e definidos, desde a apropriação dos gastos aos produtos e a análise do que os concorrentes estão comercializando e praticando até os objetivos da empresa, a curto e longo prazos. Evidentemente, a política da seguradora é fundamental no processo decisório.
Quando se pensa em seguros, já pelo próprio sentido da palavra, pensa-se em tranqüilidade, em previdência, em prevenir-se para o

Relacionados