12876394448

600 palavras 3 páginas
Centro Educacional

ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO

Itabira - 2013
Centro Educacional Santa Edwiges

Claudiene Cláudio Silva Vital
Marina Tamyris Silva Fernandes
Pamela Helen Rocha e Silva
Patricia Cristina Rocha Silva Santos
Rebeca Cristina Maciel Santos
Rodilene Mendes da Silva

ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO

Trabalho apresentado à disciplina Economia de Mercado para obtenção de créditos e aprovação no curso Técnico em Administração no Centro Educacional Santa Edwiges de Minas Gerais.

Itabira - 2013 Introdução

As estruturas de mercado se apresentam de forma bem interessante dentro do sistema capitalista, através delas podemos verificar os vários tipos de mercado e seu funcionamento, seja ele monopólio ou oligopólio, por exemplo, que são os que mais se destacam, apresentam-se como dominadores dos ramos em que atuam, este domínio de empresas (nacionais e multinacionais) acabam limitando o mercado para novas empresas que não conseguem competir, deixando de existir assim vários postos de trabalho e um aumento na renda nacional.

Conceito:
Concorrência Perfeita: Como todas as formulações microeconômicas, a estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma formulação irreal (ou seja, uma concepção ideal), porque os mercados altamente concorrenciais não existem, na realidade são apenas aproximações desse modelo. Não obstante, é útil como aproximação para descrever o funcionamento econômico de muitas realidades complexas.
Características:
grande número de produtores e demandantes do produto; produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes; não existem barreiras à entrada no mercado; transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado; a não

Relacionados