1285456895454854558

337 palavras 2 páginas
A) Defina moeda e suas funções.
Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços.
B) Diferencie moeda fiduciária demoeda lastreada.
Moeda fiduciária: é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridademonetária.
Moeda lastreada: é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (no primórdios do advento do papel-moeda, qualquerindivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendosua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mantenha a mesma quantidade de ouro associada.
02) - Com relação aos meios depagamento:
A) Conceitue meios de pagamento:
Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente paraefetuar transações.
B) Defina M1, M2, M3 e M4 :
M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;
M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados(depósitos a prazo, letras cambiais, hipotecárias e imobiliárias);
M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;
M4 = M3 + títulos públicos federais, estaduais emunicipais.
C) O que vêm a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?
A desmonetização da economia é a diminuição da quantidade de moeda sobre o total deativos financeiros da economia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da

Relacionados

  • 1285456895454854558
    337 palavras | 2 páginas