12748956988

1244 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A biossegurança em salões de beleza é muito importante, pois se trata do conjunto de ações voltadas para prevenção e eliminação dos riscos que podem comprometer a saúde das pessoas. O profissional da beleza seja cabeleireiro, manicure, pedicure ou esteticista, por sua atividade profissional está cotidianamente em contato com pessoas, produto químico que configura potencial risco à sua saúde.
A Biossegurança ajuda a reconhecer, avaliar, e controlar estes riscos com a eliminação ou redução dos agentes ou fatores que foram reconhecidos e avaliados no meio ambiente de trabalho.
Através dos conhecimentos de biossegurança o profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente. O profissional da beleza necessita nos dias de hoje desenvolver competências para realizar tratamentos estéticos, respaldados nos conceitos de beleza integrada à saúde, para que os resultados sejam satisfatórios e ofereçam segurança para a qualidade de vida dos profissionais e dos usuários dos seus serviços minimizando ainda a agressão ao meio ambiente.

O SALÃO E OS PROCEDIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA
Conhecendo o Salão Dadinha, localizado no Centro de Irecê – Bahia, pude verificar que toda a estrutura e arquitetura fora desenvolvido exclusivamente para a atividade de estética, o que facilita limpeza e higienização da estrutura física e seus equipamentos, paredes e pisos laváveis, moveis bem alocados, o que anula acidentes e riscos físicos. O ambiente oferece conforto e asensação de estar em um lugar limpo, com equipamentos profissionais de esterilização, cadeiras apropriadas, armários e carrinhos de aço para proteção dos utensílios e acessórios dos cabelereiros.
A equipe é formada por vários profissionais e cada um

Relacionados