1254123654896455

464 palavras 2 páginas
Universidade:Unesc
Disciplina:Bioquímica
Curso: Fisioterapia
Professora:Narlize
Sala:1ºB
Aluno:Adriana Celly
Trabalho
De Bioquímica

Amido: é um polissacarídeo, sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Sua função, portanto, é análoga ao do glicogênio nos animais. Para nós, ela serve como uma fonte de glicose (obtida a partir da digestão do amido, que ocorre na boca e termina no duodeno, pela ação de enzimas digestivas específicas). Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes.
Glicogênio: O glicogênio é um polissacarídeo formado por milhares de unidades de glicose e, como todo polissacarídeo, não apresenta sabor adocicado. Dessa forma, o glicogênio é uma macromolécula que quimicamente é considerada como um polímero formado pela associação de monômeros de glicose. e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos. Geralmente também é encontrado nos fungos, sendo neste caso, a principal substância de reserva.
Celulose: é uma substância polissacarídeo existente na maioria dos vegetais. De característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas.
A celulose é responsável por dar a rigidez e firmeza às plantas. Ela não é digerida pelos seres humanos, porém são importantes enquanto alimentos para muitas espécies animais, entre elas os ruminantes (bois, cavalos, cabras, carneiros). O sistema digestório destes animais, ao contrário do nosso, possui capacidade para digerir a celulose. Esta substância também serve de alimentação para cupins e traças

Quitina: é um polissacarídeo constituído por um polímero de cadeia longa de N-acetilglicosamina. Insolúvel em água e córneo, é o precursor direto da quitosana. Ocorre naturalmente em diversos organismos, sendo o principal componente da parede celular dos fungos e do exosqueleto dos artrópodes. Está presente também na rádula dos moluscos, no bico dos

Relacionados

  • 1254123654896455
    1131 palavras | 5 páginas