125345987-67

741 palavras 3 páginas
Poli Traumatismo

Atendimento pré-hospitalar em áreas remotas

Como a própria palavra diz um “poli traumatizado” é um indivíduo que sofreu traumatismos das mais diversas formas e, até que se prove o contrário, o mesmo está sob risco iminente de morte devido a lesões de órgãos-alvo.
Em geral, ocorrem em traumas de alta energia, como em quedas de alturas, acidentes com veículos motorizados, ou, até mesmo em traumas aparentemente banais, porém com grande potencial de complicações por acometerem algum órgão vital, com grande possibilidade de sangramento. Uma vez ocorrido o acidente, tenha em mente alguns fatores:
1. Qual a distancia e o tempo para levar a vítima a um hospital?
2. Existe equipe de apoio para o resgate?
3. Qual o hospital de referencia para sua equipe?
4. Você conhece os profissionais que nele trabalham?
5. O hospital está do ponto de vista de recursos humano e técnico, pronto para receber todos os tipos de emergência?

Abordagem a vitima:

Um poli traumatizado,quando consciente, estará sempre abalado psicologicamente, ansioso e, muitas vezes agressivo. Seus companheiros e conjugues também estarão emocionalmente abalados e, mesmo que de uma maneira não pensada, poderão atrapalhar seu trabalho. Aja de maneira firme, técnica e racional. Não perca tempo. Lembre-se: cada segundo é preciso e pode ser o limite entre a vida e a morte.
Até que se prove o contrario, a vítima estará sofrendo o choque hipovolêmico, ou seja, estará perdendo sangue por ferimentos internos e externos, com perda progressiva da pressão sanguínea e falência de múltiplos órgãos. Não existe velocidade para que a morte ocorra e existe uma grande variação individual para a resposta a este choque. Obviamente, perdas menores em indivíduos jovens e atléticos levam aos menores graus de choque e menor risco de vida. Mas, isso não deve tranqüilizar o socorrista, que deve estar sempre pronto para o pior. A vítima que está consciente e conversa, certamente tranqüiliza o socorrista.

Relacionados