1251245282685

2804 palavras 12 páginas
R1_Cristalografia é uma ciência que estuda o estudo cristalino e foi desenvolvido como um ramo da mineralogia que estuda as leis que o governa. R2_É o arranjo espacial dos átomos de um determinado cristal, pode ser descrito pelo tamanho e forma de uma unidade estrutura tridimensional, denominada célula unitária. A forma e o tamanho da célula unitária são especificados pelo comprimento de suas arestas e os ângulos. R3-Os minerais são derivados em 6sistemas, minerais isométricos, tetragonais, hexagonais, ortorrômbicas, monoclínico e triclínico.

R4_É a relação de raios RC/RA, onde RC é o raio de cátion+ e o RA é o raio de anion- em unidades de angstron (unidade de medida).

R5_ (NC) é o numero de íons de carga contrária ao redor do íon coordenado, isto é, é o número de vértice do poliedro de coordenação.

R6_O numero de coordenação de um íon em relação ao outro dos tamanhos relativos dos íons coordenadores e coordenados. Trata-se, em essências de se determinar quantas esferas de um dado raio cabem ao redor de outra, de raio diferente.

R7_O fenômeno chamado substituição iônica. Ocorre das seguintes formas. Ocorre íons de cargas diferentes, sendo paralelo ou compensatório.

Diferença de cargas superior a 1 dificultam ou impedem a substituição. Substituição de maior valência por cátion de menor valência nem sempre compensa o mineral.
R8_Qualquer fase cristalina de natureza inorgânica .Tem três condições necessária para ser um mineral; caráter inorgânica, ocorrência natural e estrutura cristalina.
R9_Habito, transparência, brilho, cor e traço.
Habito; forma geométrica, externa.
Transparência; são os minerais que não absorvem ou absorvem pouca luz.
Brilho; tata se da qualidade de luz refletida pela superfície de um mineral. Cor; a cor exibida por um mineral é o resultado da absorção seletiva da luz.
Traço; é a cor do pó do mineral.
.

R11_ Os óxidos e hidróxidos constituem uma classe de minerais em que os cátions um ou

Relacionados