1248580866

1744 palavras 7 páginas
O que é PPP?

Documento legal e política que define a identidade e a missão institucional, conjuntos de preposições que define principais, funcionamento institucional metas, prioridade,medidas,referencias para o trabalho,perspectivas e proposições.
O projeto é justamente um instrumento teórico metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente,sistematizada,orgânica, cientifica e o essencial participativa.
O Projeto Político Pedagógico se enquadra nesta perspectiva mais ampla e se embasa em princípios que vão além de um simples planejamento. São Princípios do Projeto Político-Pedagógico: participação, gestão democrática, autonomia e trabalho coletivo, sendo que a participação, que é o foco desta pesquisa, surge como elemento articulador das políticas pedagógicas que a escola almeja.
O projeto político pedagógico de acordo com Vasconcelos é composto por três grandes partes: o marco referencial, o diagnostico e a programação. O marco referencial consiste no que queremos alcançar,partindo de uma visão de homem , mundo e sociedade deferindo ações educativas, sendo uma tomada de posição na instituição em relação a identidades, contemplando a dimensão pedagógicas e comunitária e administrativa.consiste em um momento de analise profunda da escola, ressaltando pontos negativos e positivos, que indique caminhos em uma proposta de superação. Fase de elaborar critério de ação para aspectos relevantes da realidade (Vasconcelos 2000)

Para Que Serve ?

"O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os

Relacionados