123kkk

1010 palavras 5 páginas
Por que sentar-se à mesa?

Para alguns a mesa é apenas uma mobília da casa para outros, é o lugar onde a família se reúne não só para se alimentar, mas para conversar, dialogar, discutir, desabafar, estar entre entes queridos.
Comer juntos é um ato cultural que vem desde os primórdios da humanidade:

O convivium era tão determinante para os romanos quanto o jantar de gala para os vitorianos. Desde o início, o ato de comer em conjunto transformou uma função corporal necessária em algo muito mais significativo, um evento social. Supunha a aceitação de normas sobre o desenrolar da reunião. No mundo da Antigüidade clássica, esta foi uma das primeiras ações que distinguiu homens civilizados dos semi- selvagens. O convívio, tanto para gregos como para romanos, era visto como uma das pedras angulares da civilização, embora ambígua e complexa. A mesa e os convidados que se reuniam em torno dela para partilharem seus prazeres podiam ser um veículo de agregação e unidade social. (STRONG, 2004, p. 14)

Maria Borges (2010) afirma que mais que uma necessidade fisiológica, o sentar-se à mesa, o convívio que ali se mantinha, atendia também as necessidades sociais dos indivíduos.

A estrutura da jornada alimentar ( número de tomadas alimentares, formas, horários, contextos sociais ), a definição da refeição, sua organização estrutural, as modalidades de consumo ( comer com a mão, com palitos, com faca e garfo...), a localização das tomadas alimentares, as regras de colocação dos comensais[...] variam de uma cultura para outra e no interior de uma mesma cultura segundo os grupos sociais (POULAIN, 2006:256).

Porém o ato de se sentar à mesa, não apenas para comer, mas também para socializar-se, está perdendo valor com o passar dos tempos. Pode-se explicar esse processo com a mudança no comportamento da sociedade, influenciados pelo crescimento das grandes metrópoles, as pessoas estão cada vez mais apressadas e atarefadas com menos tempo para a realização de

Relacionados