1238479

734 palavras 3 páginas
AULA PRÁTICA 4
DESMONTAGEM E MONTAGEM DE VÁLVULAS

INTRODUÇÃO:

A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor. A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco fixa a uma haste cilíndrica. A haste desliza dentro de uma guia constituída por metal que provoque reduzida fricção (ex: ferro fundido, bronze). O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor que, acionado pelo cames ou excêntrico da árvore de cames, provoca a sua abertura possibilitando fluxo (entrada ou saída) de gases do motor. Uma mola assegura que a válvula feche assim que cesse a pressão mecânica do cames.

OBJETIVOS:

Os objetivos da prática além da desmontagem dos componentes do cabeçote é identificá-los, conhecer as ferramentas adequadas e aprender a utilizar os instrumentos de medidas conhecendo suas precisões.

MATERIAIS UTILIZADOS

- Morça de aperto de vávulas
- Alicate de bico
- Chave de fenda
- Cabeçote de motor com vávulas montadas
- Micrômetro
- Paquímetro

DESENVOLVIMENTO

Num motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas: as válvulas de admissão, que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor as válvulas de escape que permitem a saída dos gases após a explosão.
Alguns motores a cabeça da válvula de admissão tem uma dimensão superior à de escape visando facilitar a entrada de gases no cilindro. A cabeça das válvulas de admissão atinge uma temperatura de cerca de 250 °C e a sua haste é sujeita a cerca de 100°C, enquanto que as válvulas de escape atingem temperaturas bastante superiores: 750º na cabeça da válvula e

Relacionados