1238 Desenho t cnico man

2132 palavras 9 páginas
UFCD: 1238 – Desenho técnico – normalização e construções geométricas
Ação: Técnico/a de Refrigeração e Climatização
Formador: António Gamboa

1. Desenho artístico e técnico
O desenho artístico possibilita uma ampla liberdade de figuração e apreciável subjetividade na representação. Dois artistas ao tratarem o mesmo tema
1

transmitem, a quem observa os desenhos, emoções ou impressões bem diferentes sobre os desenhos.
O desenho técnico destina-se à representação rigorosa de objetos ou de espaços, sendo muito utilizado nas mais diversas áreas, nomeadamente na arquitetura, na engenharia e no design. Para uma melhor compreensão dos objetos e dos espaços representados, os técnicos recorrem a diferentes tipos de desenho rigoroso, tais como: plantas, perspetivas, alçados e cortes.
No desenho técnico, cada objeto tem sempre o mesmo rigor, mesmo quando efetuado por pessoas diferentes. Atualmente, as normas eliminaram todas as interpretações subjetivas, beneficiando a clareza e a rapidez de execução.
A construção de um navio está ligada ao desenho técnico; e a sua qualidade depende do pormenor e do rigor do desenho de cada uma das suas inúmeras peças; critérios semelhantes estão ligados à construção de todos os bens materiais que nos rodeiam, quer sejam de natureza mecânica, elétrica, civil ou outra. Independentemente do campo técnico em que se utilizam, os desenhos classificam-se de formas diferentes consoante o seu objetivo.
Existem principalmente dois grupos distintos de desenhos: desenhos de conceção e desenhos de execução.
O desenho de conceção não é rigoroso e é mais ou menos incompleto, mas traduz uma forma de resolver o problema e deve corresponder à solução mais vantajosa, e toma nomes diferentes consoante a fase de evolução em que se encontre: esboço, anteprojeto e projeto.
O desenho em esboço não é pormenorizado e tem fraco rigor, mas comporta informações aproximadas do estado final do objeto. O anteprojeto é pormenorizado e tem algum rigor, pelo menos, em

Relacionados

  • Senhor
    341884 palavras | 1368 páginas
  • Curso completo mysql
    356494 palavras | 1426 páginas