12356101

1570 palavras 7 páginas
A Filosofia A origem da filosofia
Capitulo 1
1- Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invensão dessa palalavra?
R: Filosofia significa, portanto, " Amizade pela sabedoria" ou " Amor e respeito pelo saber". Filosofia: o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio. Atribui-se ao filosófo grego Pitágoras de Samos (que viveu século v a.C) a invenção da palavra "Filosofia".

2- O que Pitágoras queria dizer ao se referir ás pessoas que comparecem aos jogos Olímpicos?
R: Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros, não coloca o saber como propriedade sua, como coisas para ser comprada e vendida no mercado; Também não é um " atleta inteletual ", não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e, sim,é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém ( para ser comercializada) nem é um prêmio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e e´encontrada por todos aqueles que desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

3- O que moveu alguns gregos á filsofia?
R: Quando admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

4- Enumere os principais traços da filosofia nascente.
1. Tendência à racionalidade;
2. Recusa de explicações preestabelecidas;
3. Tendência a argumentação;
4. Capacidade de generalização;
5. Capacidade de diferenciação.

5- Que é a tendência á racionalidade?
R: É considerar que o pensamento e a linguagem definem a razão, que o homem é

Relacionados