1235477

3029 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

Este texto visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das Organizações, alem de destacar os aspectos básicos da fase duas da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas. Diante das constantes mudanças no mundo dos negócios, as organizações passaram a enfrentar a necessidade de se planejarem de um modo mais constante e analítico.
Dentro dessa ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de precaverem-se das incertezas com técnicas e processos administrativos que permitam o planejamento de seu futuro, a elaboração de objetivos, estratégias, métodos e ações.
O presente trabalho mostrara os passos para a implementação do planejamento estratégico de forma detalhada. Ao refletir sobre tal abordagem, o planejamento estratégico torna-se fundamental na medida em que favorece a discussão da missão, dos objetivos, das políticas, das estratégias, das diretrizes e dos mecanismos de controle e avaliação.

Missão
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes. E ainda mostra a definição do negocio.
De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Muitas vezes, a missão é confundida com a visão. Mas as diferenças são nítidas, enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo,

Relacionados