1234568798564774565

929 palavras 4 páginas
Resumo: Iniciação à fonética e à fonologia
Dinah Callou e Yonne Leite
Nona edição
Nascido na Europa na segunda metade do século XIX, o estudo científico da face sonora da linguagem subdividiu-se a partir dos trabalhos do Circulo Linguístico de Praga nos anos vinte, em duas diciplinas irmãs: a fonética e a fonologia.
Percebendo lucidamente a interdependência dialética que se instaura entre função e realização concreta de um elemento sonoro, entre forma (fonologica) e substância (fonética), Dinah Callou e Yonne Leite introduzem e discutem os principais conceitos e problemas dessas duas faces de uma ciência mais abrangente que teria por objeto, como sugeriu Seven Ohman, a voz humana.
Fonética e fonologia: os sons da fala
Definição:
Fonética e Fonologia são disciplinas da Linguística que estudam os CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante das exposições da fonética e da fonologia é importante frisar que ambas são distintas e interdependentes. Pois, não se pode estudar separadamente, sendo de fato que a fonologia não sofre alterações por estudar sistemas abstratos, tanto nas regras universais, como também aquelas que caracterizam as diferenças entre as línguas. Ao contrário da fonética, que sofre alterações ao uso original dos sons. Entretanto estas devem ser estudadas juntas, para que haja compreensão e interiozação das mesmas no contexto da língua, no âmbito social.

da fala e a Fonologia estuda a função desses sons dentro de uma determinada língua. Trocando em miúdos, a Fonética estuda como é produzido o som “X” e a Fonologia estuda que função esse som “X” tem na língua.
Os sons da fala:
Quando falamos, produzimos uma corrente de ar que sai de nossos pulmões e vai até nossa boca, passando por diversos órgãos e estruturas. Os sons da fala são produzidos quando alguns desses órgãos e estruturas agem sobre essa corrente, ou seja, quando há mudança dessa corrente de ar. O conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala é chamado de aparelho fonador

Relacionados

  • 1234568798564774565
    622 palavras | 3 páginas