12345679801

537 palavras 3 páginas
A sociedade como objeto de estudo
A sociedade como objeto de estudo

O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio em que vive, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com a sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também transforma com suas ações. Assim, o ser humano não é um produto passivo do meio, mas constrói a sim mesmo interagindo com o meio e modificando-o. Há comportamentos estritamente individuais – como andar, respirar, dormir – que se originam na pessoa como organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Já ações como trabalhar, jogar vôlei ou futebol, fazer greve, participar de reuniões, assistir aulas, estudar, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem por meio de interações no contexto da sociedade. Essas interações sociais não podem ser plenamente explicadas pela Biologia ou pela Física. Para compreendê-las, estuda-las de forma sistemática e explica-las foram criadas as Ciências Sociais. Elas pesquisam e estudam o ser humano como ser social em suas várias formas de manifestação. O objeto de estudo das Ciências Sociais, portanto, são os seres humanos no contexto de suas relações sociais. O método empregado nesse estudo é a investigação científica.

Divisão das Ciências Sociais

Para sistematizar melhor o estudo e as pesquisas, tornou-se necessário dividir as ciências em várias áreas do conhecimento:

Sociologia: Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo da estrutura social, dos grupos e das relações sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, das instituições, das relações de trabalho, dos processos de cooperação e conflito na sociedade, etc.

Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à

Relacionados