123456789999

2599 palavras 11 páginas
A origem dos modems
A palavra "modem" é uma contração das palavras modulador-demodulador. O modem é usado para enviar dados digitais através de uma linha telefônica.
O modem que envia modula os dados em um sinal compatível com a linha telefônica, e o modem que recebe demodula o sinal de volta aos dados digitais. Modems sem fio convertem dados digitais em sinais de rádio e vice-versa.
Os modems foram criados na década de 60 como uma forma de permitir aos terminais conectarem-se a computadores através de linhas telefônicas.

Em uma configuração como essa, um terminal burro (explicado abaixo) de um escritório fora do prédio ou de uma loja poderia "discar" para um computador central e acessá-lo. Os anos 60 foram a era dos computadores de tempo compartilhado: a empresa comprava tempo de computador de um fornecedor de tempo compartilhado e conectava-se a ele via modem de 300 bits por segundo (bps).
Um terminal burro nada mais é do que um teclado e uma tela. Um terminal burro muito comum, que se tornou padrão na época, foi o chamado DEC VT-100 (imortalizado em emuladores de terminais pelo mundo todo). O VT-100 mostrava 25 linhas de 80 caracteres cada. Quando o usuário digitava um caractere no terminal, o modem enviava o código ASCII do caractere para o computador. O computador então enviava o caractere de volta ao computador para que aparecesse na tela.
Quando os computadores pessoais começaram a aparecer, no final da década de 70, os sistemas de boletins informativos (BBS) tornaram-se objeto de desejo. Uma pessoa configurava um computador com um ou dois modems e algum software BBS, e outras pessoas discavam e conectavam-se ao boletim informativo. Os usuários rodavam emuladores de terminal em seus computadores para emular um terminal burro.
As pessoas lidaram com os 300 bps por bastante tempo. A razão pela qual esta velocidade era tolerável na época é porque os 300 bps representam cerca de 30 caracteres por segundo, ou seja, muito mais caracteres que uma pessoa

Relacionados

  • 123456789999
    485 palavras | 2 páginas