12334566

833 palavras 4 páginas
Ciências Contábeis

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
1º SEMESTRE – MATRIZ 2013/2
2º SEMESTRE – MATRIZ 2013/1

TEMA: AMBIENTE EMPRESARIAL

INFORMAÇÕES:

O objetivo desta atividade é propor ao aluno uma atividade de pesquisa utilizando os referenciais teóricos (livros, jornais, revistas, artigos, monografias e teses) com o intuito de fazer o aluno entrar em contato com a pesquisa, ampliar o conhecimento e enriquecer o seu vocabulário no tema ambiente empresarial, envolvendo rotinas trabalhistas, clima organizacional e processo contábil. A atividade deverá ser composta de: introdução, desenvolvimento e as considerações finais.

ATIVIDADE:

1. Rotinas trabalhistas
Na constância do contrato de trabalho, a qualquer momento qualquer uma das partes pode decidir por romper o vínculo empregatício.
Veja o que o artigo OITO PASSOS PARA EFETUAR UMA DEMISSÃO, publicado pela redação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, comenta sobre esse momento:
“Dispensar um funcionário não é uma situação confortável. Mas o clima de tensão pode aumentar caso o empreendedor não siga à risca as regras e os prazos que regulam a demissão de um colaborador. O advogado André
Massara Viggiano, coordenador da área trabalhista do escritório Grossi Paiva
Advogados, em São Paulo, lembra que um dos primeiros passos deve ser

Ciências Contábeis consultar o contador ou o departamento financeiro, para checar se estão disponíveis valores suficientes para concretizar a demissão”.
Partindo dessa consulta e da afirmativa da empresa em dispensar o funcionário, quais procedimentos devem ser realizados?
Discorra no mínimo sobre:
• Os tipos de aviso prévio.
• Prazos para pagamento.
• Proventos e Descontos.
• FGTS na rescisão.
• Comunicação de Dispensa – CD e Requerimento do seguro desemprego.
• Carta de preposição para a pessoa que for fazer a homologação no sindicato ou documento de representação.
Para ler o artigo na íntegra acesse:
.

2. As

Relacionados

  • 12334566
    1055 palavras | 5 páginas