123.009.584-24

4209 palavras 17 páginas
A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, mas vem sendo relegada, na maioria das vezes por contenção de custos e desinformação, resultando no aparecimento de patologias de impermeabilização. Os custos do reparo dessas patologias podem ser até quinze vezes maiores do que se fosse executado no andamento da obra. Esse estudo apresenta uma análise de múltiplos casos de patologias de impermeabilização, com sugestões de correções e indicações de como prevenir tais patologias. De forma a elucidar melhor sobre o assunto, primeiro foi realizado um levantamento dos principais tipos de materiais usados no processo de impermeabilização, assim como técnicas de uso, principais cuidados que se deve ter na execução e detalhes construtivos indispensáveis no processo.
A impermeabilização é de fundamental importância na durabilidade das construções, pois os agentes trazidos pela água e os poluentes existentes no ar causam danos irreversíveis a estrutura e prejuízos financeiros difíceis de serem contornados. A impermeabilização é fator importantíssimo para a segurança da edificação e para a integridade física do usuário.
Existem no Brasil diversos produtos impermeabilizantes, de qualidade e:
2.1 Mecanismos de atuação da água nas edificações
A água é um dos maiores causadores de patologias, de forma direta ou indireta, quer se encontre no estado de gelo, no líquido ou mesmo enquanto vapor de água. Pode ser vista como um agente de degradação ou como meio para a instalação de outros agentes. (QUERUZ, 2007).
As causas da presença de umidade nas edificações, segundo Lersch (2003).
Umidade de infiltração;
Umidade ascensional;
Umidade por condensação;
Umidade de obra;
Umidade acidental.

2.1.1 Umidade de infiltração
A umidade passa das áreas externas às internas por pequenas trincas, pela alta capacidade dos materiais absorverem a umidade do ar ou mesmo por falhas na interface entre elementos construtivos, como planos de parede e portas ou

Relacionados