122NA

2818 palavras 12 páginas
ALUNO: Leonardo Henrique Souza Sena
CURSO: Ciência da Computação
DISCIPLINA: Fundamentos da Física
PROF: Orlando Abreu Gomes

1º LISTA DE EXERCÍCIOS – ELETROSTÁTICA

1. O que significa dizer que a carga é conservada?
Significa dizer que a carga elétrica não pode ser criada ou destruída. A quantidade total de carga, a diferença entre o somatório das cargas positivas e o somatório das cargas negativas, é sempre conservada. Os processos de eletrização não criam cargas, mas as transferem.
2. Quando uma barra de vidro é atritada com seda, o vidro adquire carga positiva e a seda fica eletrizada negativamente. O número de elétrons em excesso na seda é maior, menor ou igual ao número de elétrons em falta no vidro? Justifique.
Igual, pois a carga elétrica em excesso na seda não foi criada do nada, apenas foi transferida do bastão de vidro. A carga é conservada. Se somar o número de elétrons que havia no bastão de vidro e na seda antes da eletrização e depois da eletrização, vão dar o mesmo resultado, apesar do bastão ter perdido elétrons e a seda ter ganhado. Não se criou nenhum elétron, apenas foram transferidos.
3. Duas folhas de um mesmo tipo de papel são atritadas entre si. Elas ficarão eletrizadas? E se atritamos duas barras feitas de um mesmo tipo de plástico? Explique.
Se atritarmos duas folhas do mesmo tipo de papel elas não ficarão eletrizadas, justamente por que são feitas do mesmo tipo de material, mesmas substâncias. Portanto, quando atritamos matérias feitos da mesma substância eles não vão transferir elétrons um para o outro.
Enfim, se atritarmos barras feitas do mesmo tipo de plástico elas não irão se eletrizar.
4. Quando um material é friccionado em outro, os elétrons passam facilmente de um material para o outro, mas os prótons não. Por quê?
Simplesmente porque o próton está formando o núcleo do átomo junto com o nêutron, eles não se separam nunca, mais o elétron está fracamente ligado ao núcleo, está na atmosfera, e pode passar de átomo para átomo ou

Relacionados

  • CARTA DE NAIROBI, CARTA DE FLORENÇA E CARTA DE WASHINGTON RESENHA
    424 palavras | 2 páginas