122607190281

1304 palavras 6 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Ao longo da história brasileira a família vem passando por transformações importantes que relacionam-se com o contexto sócio-econômico-político do país.
São mudanças causadas pelo processo de modernidade contraditório, enfrentados no Brasil na segunda metade do século XX.
Diferentemente do modelo familiar predominante no período Brasil-Colônia, que era tradicional, extensa e patriarcal, hoje temos vários conceitos existentes.
A vida familiar se modificou em todos os segmentos da população brasileira, e as diferenças raciais e regionais aparecem ainda mais acentuadas. Dando assim origem à novos segmentos de construção familiar.

Acompanhando o perfil demográfico dessas mudanças ocorridas nas famílias observamos que elas tendem à diminuição no tamanho e diversificação nos arranjos familiares.

DESENVOLVIMENTO Quando nos referimos à família, logo podemos afirmar que refere-se a um conjunto de pessoas ligados por laços consangüíneos que vivem juntas, particularmente os pais e os filhos. Porém, às mudanças ocorridas ao longo dos anos faz com que as famílias se apresentem com múltiplas configurações.
Destaca-se alguns conceitos de famílias contemporâneas:
Família Nuclear: a família assume uma estrutura característica. A estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posição socialmente reconhecidas. Que consiste num homem, numa mulher e nos filhos biológicos ou adotados, habitando num ambiente comum. Este tipo de família apresentou uma diminuição com a modernidade mias ainda é o principal tipo de família no Brasil.
Família Ampliada ou Consangüínea: é a família nuclear onde existe uma extensão das

Relacionados