121212143556667

1131 palavras 5 páginas
ICET – Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Química Aplicada - Prof. Barbieri

1 Lista de Exercícios - QI

Questão 1. Porque é necessária a lubrificação em peças mecânicas? Quais seriam as conseqüências da falta de lubrificação em certas peças mecânicas?

Questão 2. Qual é a relação entre a redução do coeficiente de atrito e o custo/benefício – o quanto se deseja ou necessita em aumento de vida útil da máquina e redução de consumo de energia?

Questão 3. Quais são tipos de atritos existentes e dê exemplos de cada um?

Questão 4. Quais são os tipos de lubrificantes existentes e dê exemplo de cada um?

Questão 5. Para se atingirem as características desejadas em um óleo lubrificante, realizam-se análises físico-químicas, que permitem fazer uma pré-avaliação de seu desempenho, quais são as principais analises visando o controle de qualidade dos lubrificantes.

Questão 6. Como deve ser entendido o Índice de viscosidade (IV) de um óleo lubrificante?

Questão 7. Como se determina a classificação SAE de um óleo lubrificante?

Questão 8. Como deve ser interpretada uma classificação SAE de um óleo lubrificante do tipo 20W50?

Questão 9. O gráfico mostra a variação da viscosidade cinemática em centistokes com a temperatura em ºC de um óleo lubrificante. Determine o índice de viscosidade (IV) e a classificação SAE desse óleo.

Questão 10. O gráfico mostra a variação da viscosidade cinemática em centistokes com a temperatura em ºC de um óleo lubrificante. Determine o índice de viscosidade (IV) e a classificação SAE desse óleo.

Questão 11. Se um determinado óleo lubrificante apresentar a 40 °C viscosidade 58,6 cS e a 100 °C viscosidade 7,6 cS; pode-se afirmar que o IV do mesmo será aproximadamente:

É dada a tabela a seguir:

a) 110
b) 76
c) 90
d) 98
e) 85

Questão 12. O gráfico abaixo representa a variação da viscosidade em centistokes com temperatura em °C de um determinado óleo

Relacionados