121000510361

4282 palavras 18 páginas
# 1035

DOCUMENTO – BASE

Norma Regulamentadora nº. 09
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRA.

1 – INTRODUÇÃO

Esta Política de Segurança visa ao longo dos anos, através de sucessivos e contínuos PPRA’s, conseguir melhores condições de trabalho, se possível isento de agentes agressivos que possam causar danos a saúde, proporcionando conforto no ambiente de trabalho e tornando-o mais saudável e seguro. Sua elaboração e implementação tem periodicidade anual, sendo um programa obrigatório para todas as instituições que admitam trabalhadores como empregados.

2 - ETAPAS DO PPRA

A implantação do PPRA se desenvolve de acordo com o sub - item 9.3.1 da supra mencionada NR, ou seja, seguindo as etapas nele previstas:

Antecipação

Envolvem principalmente a análise de projetos de novas instalações, métodos e processos a serem implantados ou modificação dos já existentes nas atividades em execução, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

Reconhecimento dos Riscos

Nesta fase , são identificados os agentes com potencial de risco presentes nos locais de trabalho e capazes de causar danos à saúde do trabalhador. São eles, os Riscos Físicos (ruído, temperatura, vibrações, e radiações),Químicos (névoas, neblinas, gases e vapores) e Biológicos ( bactérias, fungos, bacilos, parasitas, vírus) .
Devem ser identificadas também as possíveis fontes geradoras, meios de propagação, funções e quantificação dos empregados expostos ,possíveis danos à saúde e as medidas de controle existentes

Avaliação dos Riscos:

Esta análise poderá ser feita de maneira Qualitativa e/ou Quantitativa. A análise quantitativa dos agentes agressivos definirá a necessidade de monitoramento e mostrará em que níveis estão todos os riscos encontrados nos postos de trabalho, identificando quais são os

Relacionados